O que é ?
RuneScape se passa no universo fictício de Guilenor, que é dividido em vários reinos, regiões, cidades e vilas.
Os jogadores podem se deslocar por Guilenor a pé, utilizando feitiços de teletransporte, balões, navios e outros.
Cada região oferece diferentes tipos de monstros, recursos e aventuras (missões), que desafiam o jogador. Diferentemente de outros MMORPGs, não há uma história a ser seguida, apesar de haver toda uma história sobre o tempo anterior ao qual o jogador se situa. Os jogadores são representados por avatares customizáveis, cujas metas e objetivos são definidos pelos próprios jogadores. Estes podem lutar contra monstros ou até outros jogadores, engendrar em aventuras ou aumentar a experiência em quaisquer das habilidades disponíveis, também conhecidas como skills.
Os jogadores podem interagir entre si através de conversa, trocas de itens, ou participando em mini-jogos cooperativos ou competitivos.
Apesar do RuneScape ser o MMORPG gratuito mais famoso do mundo, ele ainda permite que os usuários gratuitos, também chamados de F2P (Free-to-Play), possam pagar uma assinatura que pode ir de um mês a um ano, e se tornar um usuário assinante, também conhecido como P2P (Pay-to-Play) ou eram conhecidos como Members entre 2001-2005. F2P e P2P também são utilizados como descritivos de conteúdo do jogo.
Habilidades
As 25 habilidades, ou skills no RuneScape permitem os jogadores fazer várias atividades no jogo, permitindo interação com os NPC’s, com o ambiente e com outros jogadores.
Os jogadores recebem pontos de experiência numa habilidade conforme a usam. Por exemplo, extrair um minério provê pontos de experiência na habilidade de mineração. Quando um jogador alcança uma marca na quantidade de experiência, passa de nível, permitindo que novas ações sejam executadas. O total de níveis de um jogador reflete parcialmente sua experiência no jogo. Ao alcançar o nível mais alto possível (99) o jogador pode alcançar, exceto a habilidade de Dungeon que pode chegar ao nivel 120, a um certo custo, obter a Capa de Habilidade, indicando aos outros jogadores o feito que o jogador atingiu. A quantidade máxima de pontos de EXP (experiência) atingidos de cada habilidade é de 200 Milhões (ironicamente o marco mais alto de jogadores que já pisaram em Guilenor), poucos jogadores alcansam esse feito.
Algumas habilidades, como Corte de Lenha e Pesca, permitem ao jogador extrair recursos que podem ser processados em outros items, consumíveis ou utilizáveis em outras habilidades, como fabricação de flechas e culinária. Os items podem ser vendidos a outros jogadores ou NPC’s para ganhar dinheiro. Outras habilidades permitem o jogador matar criaturas específicas, melhorar o nível de construção, permitem a construção de casas próprias, e melhorar suas habilidades de combate, entre outros. Aprimorar o nível de uma habilidade vai desbloquear mais e mais recursos para o jogador, podendo extraí-los com mais facilidade e ter um desempenho melhor sobre os outros jogadores.
Obs: Todas as habilidades se inciciam no nível 1, exceto Condição Física, que começa no 10.
Essas habilidades estão divididas em gêneros diferentes,podendo (ou não) cooperarem entre sí. São elas:
Habilidades Primárias - Consistem no ato de coletar recursos primários por todo o jogo.
Pesca - Consiste em pescar pescas de rios, mares ou lagos espalhados pelo RuneScape, classificados como locais de pesca. Existe uma variedade muito grande de peixes no jogo, podendo ser desbloqueados com o avançar dos níveis.
Mineração - Consiste em extrair diversos minérios de rochas e armazená-los, podendo vendê-los ou usá-los na habilidade de Metalurgia.
Corte de Lenha - Consiste na extração da lenha de diferentes árvores espalhadas por Guilenor, que podem ser usadas para fazer munição de Combate a Distância (como flechas ou balestras) ou ser queimadas em piras (fogueiras) para avançar Arte do Fogo.
Agricultura - Consiste em plantar vegetais,frutas ou ervas (até mesmo árvores) em canteiros de plantio específicos espalhados pelo jogo.
Criação de Runas - Consiste em criar runas através de altares elementais o usecundários espalhados pelo jogo, essas runas podem ser usadas para produzir feitiços na habilidade de Magia.
Habilidades de Combate - Aprimoram o nível de combate do jogador, e auxiliam no combate em si.
Defesa - Aumenta as chances do jogador se esquivar dos golpes do inimigo, ou seja, de tais gopes falharem, normalmente quando treinada desbloqueia novas armaduras no jogo.
Condição Física - Quando aprimorada a habilidade rende cada vez mais pontos de vida (HP) ao jogador em questão, podendo suportar mais ataques.
Combate a Distância - Faz uso de armas de longo alcanse para atacar os inimigos em combate, como setas, flechas, facas de arremeço, dardos etc.
Magia - Faz uso de feitiços mágicos elementares ou de outros gêneros usados ou não em combate, é necessário o uso de runas para a maioria dos feitiços.
SE QUISER VER O RESTO DAS HABILIDADES
Habilidades de Suporte - Dão suporte as outras habilidades e ajudam muito os jogadores no jogo a produzirem itens diferenciados ou a passar o tempo, essas habilidades também auxiliam-se umas com as outras.
Roubo(Só para membros)- Consiste em roubas NPC's espalhados pelo jogo para obter moedas, alguns itens diversos e EXP, pode ser aprimorada para roubar múltiplos itens de uma só vez com a habilidade de Agilidade.
Evocação(Só para membros)- Consiste em evocar animais/seres(chamados familiares) de outra dimensão através de Obeliscos espalhados por Guilenor, os familiares podem auxiliar em diversar habilidades inclusive em PvP e PvM, por terem (alguns) espaços extras para guardar objetos dos jogadores.
Agilidade(Só para membros) - Condiz em se tornar agil por meio de obstáculos e circuitos elaborados em diferentes lugares de Guilenor, auxilia em muitas habilidades e também diminui o descarregamento da barra de corrida do jogador.
Extermínio(Só para membros)- Condiz em exterminar feras/monstros designados por um Mestre de Extermínio, NPCs especiais espalhados pelo jogo para determinados níveis de extermínio, é uma habilidade famosa por dar lucro aos jogadores e oferecer dois meios de treinamento ao mesmo tempo, no caso Extermínio e outra Habilidade de Combate.
Oração (Jogadores gratuitos e membros) - Permite que o jogador faça preces aos deuses de Guilenor, que quando ativadas podem dar diversos bônus em defesa contra determinado ataque, aumento de estatísticas de combate, entre outras.
Obs: Oração é treinada enterrando ossos diversos, mas existem variações.
Habilidades Secundárias ou de Transformação - Transformam itens das habilidades primárias/de coleta em itens diferenciados e usados para outros fins.
Culinária - Utiliza as pescas da habilidade de Pesca (ou até mesmo alguns vegetais/frutas de Agricultura) para serem cozinhados, existe uma chance grande inicial de queimar os alimentos, embora ela diminua com o avanço da habilidade.
Metalurgia- Utiliza os minérios de mineração para fabricar barras e posteriormente armaduras e armas para o bem lucrativo ou pessoal do jogador.
Arte do Fogo- Faz uso das lenhas coletadas em Corte de Lenha e as queima em piras (fogueiras) obtendo EXP, as lenhas não são recuperáveis podendo ser desvantajoso a escolha de lenhas caras que dão muita EXP e consequentemente muito prejuízo.
Herbologia- Faz uso das ervas plantadas em Agricultura (juntamente com frascos de água e itens secundários)para fabricar poções que auxiliam no nível das habilidades e em outras facilidades.
Arco e Flecha - Usa (assim como Arte do Fogo) lenhas de árvores para produzir artes de flecha,arcos, balestras e afins. São também utilizadas barras metálicas (Adquiridas em Metalurgia) para fazer a ponta das flechas,setas de balestras ou facas; e penas (Adquiridas em Caça) par fazer o suporte/apoio de arremeço das flechas.
Artesanato - Usa pele de animais como vacas ou dragões para produzir armaduras de magos ou arqueiros, mas a muitos outros afins, como jóias e vidraçaria, podendo obter lucro algumas vezes e mito prejuízo em outras.
Habilidades Independentes - Habilidades que não tem qualquer ligação a outras, apesar de ajudarem.
Dungeon - A última habilidade lançada, que deveria ser inicialmente um Mini-jogo, de tão complexa, se tornou uma habilidade. O objetivo é descer o mais fundo possível na masmorra de Kalaboss, derrotando monstros e bosses (chefões)pelo caminho, co mo avançar dos níveis é possível chegar mais fundo nos chamados andares (floors) da Masmorra.
Construção - Consiste na compra, edição e cosntrução da casa do jogador, todos os móveis e cômodos são feitos por ele, através de recursos e objetos encontrados no jogo ou comprados.
Obs: Treinar uma habilidade é conhecido na comunidade (Não só do RuneScape como de outros MMORPGs como "upar".
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